Tel: 0039 123 45 789 | Skype: info@domain.it

We're Coming Soon

We are working very hard on the new version of our site. It will bring a lot of new features. Stay tuned!


days

hours

minutes

seconds

Subscribe to our newsletter

Sign up now to our newsletter and you'll be one of the first to know when the site is ready:

Copyright © Trouble Boulevard | Powered By Blogger | Published By Gooyaabi Templates
Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

101 | FEMINISMO


101 é uma série inspirada no vídeo da marinashutup onde ela explica termos do feminismo e que são usados nas discussões do movimento. Achei a ideia legal e resolvi aplicá-la não só para esse tema, mas como outros que virão. Se você tiver alguma sugestão ou outras informações que acredita que devem ser incluídas no post: só deixar nos comentários.
Mas vamos começar por um movimento no qual me encontro muito mais envolvida. Em Setembro do ano passado, eu dei uma palestra sobre o tema "Feminismo & Padrões de Beleza" com a minha amiga Giovanna para um evento da escola. A gente fez um glossário para deixar com todas as meninas que assistiram a palestra que tinha umas definições que as vezes podem confundir.

Patriarcado
De acordo com a definição no dicionário, patriarcado significa uma diocese subordinada a um patriarca. Para a sociologia, é uma organização social onde o chefe é o homem. É um sistema onde os homens dominam as mulheres e exercem opressão sobre elas. É onde tudo começa.

Machismo
É o exagerado orgulho de ser homem; é um comportamento de um indivíduo que recusa a igualdade dos gêneros e favorece o sexo masculino sobre o feminino. O machismo está nos mais simples detalhes e afeta à todos, inclusive homens que não se encaixam no padrão esteriotipado do que é "ser homem". O machismo é uma violência.

Misoginia
É o ódio ou aversão às mulheres.

Feminicídio
É a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino. No Brasil, é considerado crime hediondo sim! É um passo a mais na misoginia. É o que resulta naquele teu medo de andar de noite na rua sozinha; é o que faz pessoas criarem leis para permitir que a gente desça fora do ponto do ônibus depois das 22h.

Empoderamento
É uma ação coletiva de desenvolvimento de consciência social dos seus direitos. É ele que possibilita a  emancipação individual e devolve poder e dignidade àqueles que os perderam para a sociedade. É um desafio ao patriarcado, ao machismo, ao racismo, à homofobia, etc.

Sororidade
É o pacto entre as mulheres que se reconhecem irmãs. É a solidariedade, o apoio. É escutar umas as outras, é dar voz àquelas que acham que não podem, é proteger umas as outras. É se ver na pele uma da outra e questionar do porquê colocaram a gente umas contra as outras por tanto tempo.


Objetificação

É ver a mulher como um objeto. A objetificação sexual é a mais comum, onde a mulher está ali somente e exclusivamente para o prazer masculino. É o que leva à termos como friendzone - onde se uma mulher não aceita transar com você, ela está errada e te colocando na zona dos amigos e você é a vítima. É porque se ela é mulher, ela deve querer transar com você - é o único objetivo dela na vida. Dá pra ver como isso não faz sentido algum?

Slutshaming
Tem várias traduções pra esse termo (veja aqui!) mas a que eu mais gosto é Perseguição de Vadia. É o ato de induzir uma mulher se sentir culpada ou inferior devido a prática de certos comportamentos sexuais que desviam de expectativas do seu gênero. É chamar uma menina de puta porque ela ficou com um número x de pessoas na festa; é ser oferecida porque anda de shortinho.

Cultura do estupro

É uma cultura onde a violência sexual é considerada norma - onde a vítima de um abuso não deveria estar usando tal roupa se não quisesse ser estuprada, onde a gente aprende desde cedo à atravessar a rua ao ver alguém suspeito vindo na sua direção, onde você pensa duas vezes sobre aquele vestido que quer comprar pra não chamar atenção de ninguém.
E a cultura do estupro vai além do estupro em si: ela envolve qualquer tipo de abuso de poder. Pra vocês saberem mais sobre isso, eu recomendo dar uma olhada na página do app da minha amiga Catharina.
Intersetorialidade
 A definição é de que intersetorialidade é "a ação ou parceria em que todos os setores irão compartilhar tecnologias e desfrutar dos benefícios diretamente". Dentro do movimento feminista, isso significa que não podemos separar o racismo, a homofobia, a transfobia, o capacitismo, etc. do movimento feminista.
Essa foi a grande pegada da minha palestra e é a falta de intersetorialidade que gera o feminismo branco, onde as mulheres ignoram que a opressão sofrida por uma mulher de cor é diferente daquela sofrida por uma mulher branca, por exemplo. A opressão de uma mulher trans inclui, além do fato dela ser mulher, o fato dela ser trans! E essa luta chamada feminismo deve incluir todas nós, do jeito que for necessário!
Então se aquela pessoa nos comentários falar "por que tá falando de raça num negócio sobre gênero", dá essa palavra pra ela.

Esses são só alguns dos termos que eu sei que são um pouco confusos e aparecem bastante nas discussões de gênero e de igualdade. Se você tiver algum termo a mais que acha que deveria estar aqui, se tem alguma definição que você acha que está errada ou poderia melhorar, se você quer ver um tema específico na série 101: deixa tudo nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Image and video hosting by TinyPic
Ana Clara, 17, São Paulo, escritora. INFP e libriana.
Gosto de dramas policiais e políticos, livros contemporâneos e Sex And The City.

Bloglovin'

Trouble Boulevard

Newsletter

Receba notícias do blog!

* indicates required

Anteriormente

Categorias

Siga-nos

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Instagram