Tel: 0039 123 45 789 | Skype: info@domain.it

We're Coming Soon

We are working very hard on the new version of our site. It will bring a lot of new features. Stay tuned!


days

hours

minutes

seconds

Subscribe to our newsletter

Sign up now to our newsletter and you'll be one of the first to know when the site is ready:

Copyright © Trouble Boulevard | Powered By Blogger | Published By Gooyaabi Templates
Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

domingo, 24 de janeiro de 2016

ADULTANDO | SOBRE VESTIBULAR & FACULDADES


O meu processo de admissão para a faculdade acabou essa semana, então resolvi fazer esse post para explicar como funcionou pra mim. Sei que quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, pensava que até chegar a hora do vestibular, eu estaria mais adulta e saberia como lidar. Então pra você que está prestes a chegar mas tá com medo de não ser adulto o suficiente: vai aí um guia.
Para informações básicas: estudei a vida inteira em escola particular; a minha escola ofereceu durante o terceiro ano atividades extras focadas no vestibular; prestei USP, UNICAMP, UNESP, PUC-SP, Anhembi Morumbi e ENEM; meus cursos foram Relações Internacionais e Ciências Sociais; sempre fui uma boa aluna.

Com essas informações fora do caminho, vamos voltar para o começo do ano.

Decidindo o curso
A melhor dica que eu posso te dar nesse assunto é: não se pressione. Você vai chegar no terceiro ano e todo mundo vai dizer que sabe o que quer fazer de faculdade, mas na hora da inscrição e do resultado do SISU, todo mundo muda de ideia. Então não se pressione e não tem problema algum você ter mais de uma opção - eu mesma fiz isso. A minha escolha foi baseada em duas coisas: 1. O meu trabalho dos sonhos; 2. O que eu gosto de fazer no meu tempo livre.
O meu trabalho dos sonhos é na ONU, especialmente em programas para as mulheres e em países em guerra. O que eu gosto de fazer no meu tempo livre envolve aprender sobre culturas diferentes na internet, escrever e ler & assistir séries policiais e de política. Com isso em mente, eu pesquisei entre os meus professores o que eles achavam do assunto e dos cursos que eu estava pensando, que incluíam os dois escolhidos mas também Direito, Jornalismo e Psicologia. A minha decisão foi feita lá pra Agosto, quando as inscrições para os vestibulares começaram e mesmo assim, fiquei com duas opções.

Inscrição nos vestibulares
As inscrições são feitas geralmente em Agosto. O valor é quase sempre o mesmo, 130/150 reais para faculdades públicas que pedem vestibular separado. É importante notar que mesmo para faculdades federais/estaduais onde se passa com a nota do ENEM, dependendo do seu curso, pode ser necessário fazer um vestibular separado. Cursos que pedem isso são geralmente Medicina e as vezes Direito, e cursos com habilidades específicas. É nessa hora também que é legal ter um calendário em mãos porque pode acontecer de algumas provas serem no mesmo dia e você terá de escolher qual faculdade vale mais a pena. Com todas as minhas inscrições feitas e pagas, deu pra montar um calendário legal de estudos.

Estudando para vestibulares
Para os estudos, como eu já disse, a minha escola ofereceu bastante ajuda pra gente. Tínhamos provas todos os sábados e vários simulados nos domingos. Então, eu não fiz muito a mais do que isso. Durante as férias de Julho, entretanto, eu resolvi imprimir as últimas provas de todos os vestibulares que prestei. Eu fazia uma prova por dia. Foi legal pra ver o estilo de prova - que nem sempre é parecido com os simulados - e como eu estava me saindo e onde precisava focar mais atenção.
Além disso, para estudar para as provas, eu sempre fiz resumos e assisti à vídeos no YouTube em canais como Descomplica, Aula De (principalmente de Literatura!), Professor Jubilut, Aulalivre.net, Química em Ação, entre outros. Então recomendo dar uma olhada porque eles sempre tem aulões voltados pro vestibular.
Além disso, se o seu curso tem prova específica ou uma segunda fase mais puxada, pergunte para os seus professores o que eles acham que deve ser focado mais. Por exemplo, o meu professor de Atualidades recomendou pesquisar mais sobre discurso de ódio e foi uma boa! Se você estiver tendo dificuldades em um assunto específico, tenta buscar uma lista de exercícios ou joga o tema no Google que sempre aparece alguma coisa.

Estudando para o ENEM
O ENEM era a minha maior prova e o meu maior foco então os meus estudos foram muito mais voltados para ele do que para a FUVEST, por exemplo. A escola ofereceu um curso durante as tardes com apostilas especializadas e mais aulas rápidas com bastante exercícios - e foram essas aulas que me salvaram. Esses exercícios foram bons pra gente ter uma ideia de como o estilo da prova é e como resolver um exercício de uma matéria que você não lembra, por exemplo.
Mas, sozinha, novamente, fiz as últimas provas (desde 2011, acredito) e além disso, durante as duas últimas semanas antes da prova, fiz resumos das matérias do ano todo. Os meus resumos eram literalmente resumões e foram feitos só para matérias onde eu tinha mais dificuldade. Os de exatas tinham só as fórmulas; de Biologia tinha alguns assuntos importantes; de História, Atualidades e Literatura, eu dei uma relida em todos os meus resumos que eu fiz para estudar para as provas durante o ano. Foi legal para dar uma relembrada em alguns assuntos e voltar em alguns exercícios que eu sabia, depois de muitas provas feitas, que eram recorrentes e clássicos.

Hora da prova
Os vestibulares geralmente são feitos aos domingos à partir das 13h ou 14h. Graças a quantidade altíssima de simulados feitos durante ambos o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio, eu tinha uma rotina pronta para dias assim. Acordava às 9, tomava um café leve, almoçava entre 11h30 e 12h. Saia de casa logo em seguida para chegar na porta do local de prova com pelo menos meia hora antes dos portões abrirem.
Algumas escolas e vários cursinhos levam professores para os locais de prova para dar um apoio aos alunos. Eu não gostava muito - prefiro ficar na minha e já ir me concentrando, então, sempre entrava logo que os portões abriam. Entretanto, tem gente que gosta dessa descontração então não fique pressionado! Faça o que você se sentir confortável.
De lanche, seja razoável - água, bolacha e chocolate são os mais comuns. Banheiro também! Conheço gente que não vai no banheiro e tem gente que, de nervoso, tem de ir mais do que o normal. Preste atenção para que isso não te prejudique no tempo.
Não tenho ordem para fazer a prova também. Eu tentei treinar isso, para achar o meu ritmo e o meu estilo de fazer prova durante os simulados e quando treinei em casa, mas não tenho um. Use esse método também! Alguns professores sugerem algumas coisas então as teste em casa ou durante um simulado de pouco peso. É legal já ir tendo uma noção de como vai ser seu dia.
Além disso, fique atento ao seu tempo. Acho que a maioria dos vestibulares não permite a entrada de relógios ou pedem pra tirar se você está com um, então, fique de olho no jeito que eles comunicam o horário! Eu nunca tive problema com isso porque faço prova muito rápido (sou zoada até hoje por causa disso), mas vai de pessoa e é uma das partes que mais pega gente, então fica ligado.

Resultados
Eu não vou falar sobre provas de segunda fase pois eu fiz somente uma então não posso dizer muito. Mas sobre os resultados eu acho muito importante mencionar uma coisa: você não é o seu resultado. Esse resultado representa uma coisa somente: o quanto você sabe sobre determinados assuntos sendo cobrado numa prova de tal jeito feita durante tantas horas sob uma gigante pressão. É só isso.
Eu acho injusto, eu acho que não é um bom medidor, eu não acho que representa todo mundo e todo o tipo de inteligência. Mas é o que a gente tem. Se você acha que faculdade não é pra você, tá tudo bem. Se você acha que você precisa de um tempo nos estudos, também tá tudo bem. Se você acha que com mais alguns anos de cursinho você consegue e está disposto a batalhar por aquela vaga, tudo beleza. Se você passou, tudo ótimo também.
Acho que eu fiquei me batendo o ano inteiro para passar em uma prova que, depois eu entendi, é só mais uma prova. Mais uma de tantas outras que eu já tinha feito. E dizem que ela vai definir a sua vida, mas... Ela não vai. Ela nem sequer define se você vai pra faculdade ou não - porque quem decide isso é você, fazendo a matrícula e indo pra aula. Ela é só mais uma prova e quanto mais você pensar assim, menos ela tem o poder de te derrubar.

Neste 2016, eu começarei a faculdade. Já conversei com amigos que estão na faculdade mas sinto que só vivendo pra saber. Sinto que vai ser uma extensão do Ensino Médio mas muito mais louca. Vamos ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Image and video hosting by TinyPic
Ana Clara, 17, São Paulo, escritora. INFP e libriana.
Gosto de dramas policiais e políticos, livros contemporâneos e Sex And The City.

Bloglovin'

Trouble Boulevard

Newsletter

Receba notícias do blog!

* indicates required

Anteriormente

Categorias

Siga-nos

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Instagram