Tel: 0039 123 45 789 | Skype: info@domain.it

We're Coming Soon

We are working very hard on the new version of our site. It will bring a lot of new features. Stay tuned!


days

hours

minutes

seconds

Subscribe to our newsletter

Sign up now to our newsletter and you'll be one of the first to know when the site is ready:

Copyright © Trouble Boulevard | Powered By Blogger | Published By Gooyaabi Templates
Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

ADULTANDO: PRIMEIRA HABILITAÇÃO & CARROS


ADULTANDO é uma nova série no blog que vai lidar com os meus dilemas como recém-adulta. Nela, tanto eu como você iremos aprender sobre assuntos que nunca foram ensinados na escola mas que são, aparentemente, obrigatórias para se ser um adulto funcional.
Quem está prestes a completar 18 anos deve saber como é: ou a animação com a primeira habilitação está em você ou está nos seus amigos e familiares. É uma das primeiras coisas que se lembram quando você menciona a sua idade: "já tirou a carta?" Então vamos falar sobre como funciona esse processo que, pra mim, era desconhecido até alguns meses atrás.

Tudo começa indo para uma autoescola de confiança. Eu fui na mesma que meu avô, meu tio e minha mãe tiraram a carta. Você precisa levar comprovante de endereço, RG, CPF e o dinheiro para a matrícula no curso teórico & prático. A partir do ano que vem, o valor será maior por incluir também as obrigatórias 5 aulas de simulador (que, até quando eu fiz, eram só 3). De lá, você sai com um horário agendado no Poupatempo para fazer o teste de alfabetização, tirar a foto para a sua Permissão Para Dirigir e futura carteira e assinar todos os documentos necessários para você começar - além disso, também receberás o número ou pelo menos uma indicação de onde fazer os exames psicotécnicos e físicos.
Os exames são tranquilos - um pouco demorados, recomendo ir com pelo menos uma hora para fazê-los. São várias fotografias e quebra-cabeças pra você fazer; enquanto isso, o exame físico inclui um teste para ver se você não é daltônico.
Com todos esses resultados em mão, você pode ir até a sua autoescola e agendar sua primeira aula teórica!

As aulas teóricas duram 9 dias e incluem as seguintes "matérias": Legislação, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Meio Ambiente & Cidadania e Mecânica. Pra dizer a verdade, essas aulas são muito mais tranquilas do que parecem - pelo menos para mim foi. Se você tem alguma noção básica de cidadania, pode ficar tranquilo. É bom estudar e, pelo menos no meu CFC (o nome do local onde você faz as aulas), eles tinham uns simulados da prova teórica que era bom para saber onde você precisa estudar mais. Além disso, existem aplicativos para celular e até um simulador no próprio site do DETRAN para a prova teórica.
Atenção: você precisa passar digital quando entra na sala, para marcar seus minutos, portanto, se faltar, terá de repor a aula. Fora isso, no final da aula, algumas pessoas são selecionadas pelo sistema do DETRAN para passar digital novamente para fechar a aula - se você não passar, é como se não tivesse assistido a aula também. Então fique ligado para não estender mais ainda o processo com faltas bobas.
A prova é marcada, geralmente, 15 dias depois que você termina as aulas e a papelada é enviada para o Poupatempo pela sua própria autoescola. Você tem um horário marcado, mas recomendo chegar pelo menos meia hora mais cedo - eu, por exemplo, fiz a prova e peguei o resultado antes mesmo de dar o meu horário marcado porque cheguei mais cedo! A prova é num computador e tem 31 perguntas e duração de 40 minutos. Para passar, é preciso ter um número de acertos maior de 21. Eu não achei a prova nem um pouco difícil, mas a quantidade de pessoas que não passa é altíssima então, vá estudado e leve o tempo que precisar!

Depois do resultado, você já pode agendar as suas aulas práticas! Eu sofri para agendar as minhas pois todo o calendário está lotado e por isso não pude nem sequer escolher o carro em que gostaria de praticar. Mas, se a sua autoescola tiver um calendário mais flexível, é recomendado escolher um carro que você tenha intenção de dirigir no futuro ou que você já tenha dirigido antes. Todos tem direção hidráulica, mas é sempre bom ter um pouco mais de conhecimento sobre o carro e como são os pedais e etc.
Falando sobre isso: eu tenho muita dificuldade com os pedais. Não em saber quais são, mas no controle deles, principalmente em carros mais novos onde eles são mais moles. Para quem estiver começando, eu vi esse vídeo (em inglês!) sobre carros manuais e me ajudou bastante mas, infelizmente, somente a prática pode te salvar nessa parte.

Se você tiver alguma dúvida sobre esse post ou sobre qualquer assunto "adulto": comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Image and video hosting by TinyPic
Ana Clara, 17, São Paulo, escritora. INFP e libriana.
Gosto de dramas policiais e políticos, livros contemporâneos e Sex And The City.

Bloglovin'

Trouble Boulevard

Newsletter

Receba notícias do blog!

* indicates required

Anteriormente

Categorias

Siga-nos

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Instagram