Tel: 0039 123 45 789 | Skype: info@domain.it

We're Coming Soon

We are working very hard on the new version of our site. It will bring a lot of new features. Stay tuned!


days

hours

minutes

seconds

Subscribe to our newsletter

Sign up now to our newsletter and you'll be one of the first to know when the site is ready:

Copyright © Trouble Boulevard | Powered By Blogger | Published By Gooyaabi Templates
Design by AZMIND | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

JOURNALING


No final do ano passado, me rendi ao tão famoso na comunidade studyblr do Tumblr bullet journal. E desde então, não voltei atrás.
O bullet journal é um método de organização que consiste em módulos e tarefas. O método em si é muito fácil e pode ser aplicado dentro de qualquer agenda ou qualquer caderno que você já use para notas diárias ou qualquer outra coisa (você pode vê-lo com mais detalhes aqui). Entretanto, o legal do bullet journal é que você pode customizá-lo para atender as suas necessidades e combinar com o seu estilo e até com a sua letra!

Para o ano de 2015, eu usei uma agenda simples que era o suficiente para as matérias de provas e tarefas de casa. Entretanto, a partir do meio do ano, as tarefas extras que eu estava fazendo como complemento para os estudos, especialmente para o vestibular, estavam ocupando muito espaço da minha cabeça e eu precisava migrá-las para um lugar onde conseguisse organizar tudo.
Foi assim que nasceu o meu primeiro bullet journal em um caderno antigo que durou por 5 meses. Nele eu aproveitei para experimentar com diferentes módulos diários e alguns semanais, algumas coleções e decoração. O mais legal desse método é que muitas pessoas o usam de maneiras muito diferentes, então se você procurar na tag do instagram, tumblr ou pinterest, você terá uma variedade enorme de diferentes módulos para diferentes necessidades!

Antes de montar o meu do ano 2016, eu primeiro queria investir em um caderno melhor. Eu reparei que o quanto eu usava o meu bullet journal justificava um caderno de melhor qualidade - e que fosse de páginas quadriculadas para facilitar a montagem, principalmente, dos módulos mensais.
A opção foi esse da Lanybook, uma marca italiana que vende na Kalunga. Recomendo! A capa é dura, tem marcador de páginas, elástico para fechar e para guardar caneta, as páginas são grossas (nem caneta de gel não transfere!) e tem um envelope na parte de trás.

Fora isso, também fiz muita pesquisa e acumulei inspirações para os meus módulos e as minhas páginas. Queria que além de útil ao máximo que poderia ser, que o meu bullet journal fosse bonito e coeso ao longo das páginas - algo que o meu de 2015 realmente não foi & além de não ser bonito, atrapalhava na organização.
Então, comecei com uma legenda.


Essa página é do método original. Ajuda a ter ícones designados para cada tipo de anotação e que sejam fáceis de serem checados (no momento, estou usando o método de pintar o quadrinho mas já usei o simples check quando necessário!). Além disso, eu usei um color coding para designar diferentes assuntos que combina com o que eu uso no meu calendário do computador e celular (aplicativo Sunrise para quem quiser saber). Outra coisa que também adicionei foram ícones aleatórios para categorizar as minhas futuras coleções.

Dessa vez, não fiz um index pois reparei que não usava ele nunca, então fui direto para o calendário anual de 2016. Olhando agora, poderia ter feito ele em uma só página mas por precaução não quis apertar muito. Separei as páginas nos dois semestres do ano para facilitar com a faculdade. Os feriados foram marcados em azul (categoria calendário no meu color coding) e aniversários em vermelho.


Depois disso está uma página que eu poderia fazer até mesmo um post separado sobre: os meus objetivos anuais. E, além disso, uma página que eu criei para acompanhar o meu progresso e rever o ano rapidamente: o diagrama 2016. Nessa página, eu fiz uns quadrinhos com 6 linhas e 2 colunas, numeradas com os meses, para acompanhar quantas palavras escrevi durante o ano, quantos livros li, $ salvo e gasto mas também coisas divertidas como série do mês & artista mais tocado (algo que eu já havia feito anteriormente na minha agenda).



Com isso, damos início ao mês de janeiro com o meu primeiro módulo mensal ou monthly spread. Nele eu priorizei o tamanho dos quadrinhos - eu escrevo coisas que muitos acham desnecessárias e acabo com o espaço rapidinho. Além disso, eu sempre começo a minha semana na segunda-feira; não sei porque fariam ao contrário. Separei o final de semana do resto da semana com caneta colorida e usei o mesmo color coding do resto do bullet journal para colocar eventos e informações nele.
Muitas pessoas fazem uma outra página para o módulo mensal só que em linhas, mas eu preferi fazer algo de diferente.


Mas antes, fiz o habit tracker do mês, onde eu acompanho se eu estou usando o bullet journal e o meu diário normal (aplicativo Day One para computador e celular que eu uso todos os dias à 3 anos), além disso, se fiz exercício, se li e escrevi, até mesmo o meu humor e ansiedade - útil para acompanhar a minha TPM e como ela geralmente é!
E no lugar daquele módulo mensal em linhas, eu usei o mesmo set up para fazer uma página de Boas Memórias, onde eu estou preenchendo com coisas boas de cada dia. Isso é legal para te fazer refletir e ver que, mesmo quando você sente que teve um dia ruim, alguma coisa de bom aconteceu e é útil para estar sempre grato pelas pequenas coisas.



Com isso, acabam as minhas páginas mensais e começa o meu mês de Janeiro. Como estou de férias, eu preferi fazer um weekly spread ao invés de partir pro daily. A diferença nisso é que eu consigo ver a semana inteira em uma só página, ao invés de abrir um dia e enumerar todas as tarefas daquele dia.
Como eu não tenho tarefas diárias, preferi me deixar mais livre com um quadro para cada dia e uma lista de tarefas para a semana, que eu posso encaixar no dia em que eu preferir.
Mas, em uma semana onde eu tenho bastante coisas para fazer, como semana que vem, por exemplo, eu posso abrir os dias! É só enumerar qual dia é (eu geralmente também coloco o dia da semana) e listar as tarefas e eventos e informações usando a legenda e color coding! Para fechar esse dia e começar o outro, é só colocar a próxima data!


O método em si não é difícil não - você pode implementar essa ideia de ícones e tarefas e color coding na sua agenda mesmo. O legal de usar um caderno vazio para isso é que você personaliza conforme as suas necessidades e não está preso dentro de um espaço predeterminado! Sem contar nas coleções que você pode ir adicionando ao longo do caderno para salvar qualquer coisa. Aqui vai uma do meu bullet journal de 2015:


Mas é isso! Se vocês tiverem alguma dúvida, é só mandar nos comentários. Eu tô pensando em fazer um monthly review de como está o andamento do bullet journal aqui no blog, se vocês tiverem interessados, é só dizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Image and video hosting by TinyPic
Ana Clara, 17, São Paulo, escritora. INFP e libriana.
Gosto de dramas policiais e políticos, livros contemporâneos e Sex And The City.

Bloglovin'

Trouble Boulevard

Newsletter

Receba notícias do blog!

* indicates required

Anteriormente

Categorias

Siga-nos

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

Instagram